Quem Somos

ARAEC

A Associação Regional Amor-Exigente Curitiba foi fundada em 13/08/2003 e tem como objetivo fortalecer grupos do Amor-Exigente na cidade de Curitiba. Atualmente temos 07 Grupos que se reportam a Regional I.

Anualmente realizamos 02 eventos semestrais, no qual são ministradas palestras com profissionais da área e voluntários do AE para divulgação da proposta. Realizamos ainda, jantares, a fim de aproximar mais as pessoas em relação ao próprio AE e a proposta em si. Também enviamos voluntários para capacitação em Campinas/SP na FEAE, para que esses sejam capacitados para assumir coordenações de grupos. 

Uma vez por ano, formamos um grupo de prevenção, no qual damos um curso de 90 dias para as famílias, antes que as coisas ruins aconteçam. 

Em breve, iremos inaugurar uma sede própria para dar suporte aos grupos já existentes e as famílias que precisem de ajuda! Nessa sede, teremos as seguintes opções: 1. Biblioteca - 2. Videoteca - 3. Psicólogo - 4. Grupo Permanente - 5. Grupo de Prevenção - 6. Assessoria Jurídica.

Juridicamente é uma associação de pessoas civis e jurídicas, independente, privada, que presta gratuitamente serviços de interesse público de assistência emeducação e saúde sem internação. Não tem fins econômicos nem lucrativos, sua diretoria é totalmente voluntária (não recebe honorários). É operacionalizada também por 

voluntários e mantida apenas com doações e contribuições da comunidade. Não tem patrocinadores, não utiliza verbas do governo, e seu único vínculo externo, apenas normativo, é a FEAE - Federação de Amor-Exigente. Trabalhamos a "conscientização e mobilização cidadã" em prol de ações preventivas. Isto envolve a retomada das instituições família e escola como fontes 

primárias e mais importantes de "modelos humanos sadios", formação da escala de valores voltada para o "sim à vida" e formação equilibrada do ser humano integral: Bio-psico-sócio-espiritual. E na escola, ir além do ensino das matérias curriculares: Formar o cidadão de bem.

 

OSCIP: 08071.018051/2013-99

Mais do que só ajudar a família e a escola na prevenção e na recuperação de problemas relacionados com adicção e drogadicção, também oferecemos apoio eficaz para:

  • Prevenir e Solucionar crises de comportamento no relacionamento familiar e social.

  • Complementar os tratamentos profissionais, atuando com enfoque de rede.

  • Auto-recuperação de dependências, em geral, sem internação.

  • Capacitar a família e o recuperando para lidar com a Reinserção Social.

  • Prevenir o uso abusivo de drogas em geral.

  • Aumentar a qualidade de vida integral pessoal e familiar.

Serviços que oferecemos e tipos de atendimento.

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

Há 29 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, e também para pessoas com comportamentos inadequados.

AMOR-EXIGENTE

O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social já que Amor-Exigente desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas; são também propostas do Amor-Exigente.

Atualmente, o movimento conta com 11 mil voluntários, que ealizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensal por meio de reuniões, cursos e palestras. 

 

1) Reuniões dos "Grupos de Apoio de Amor-Exigente" com metodologia própria

  • Espiritualidade, "valores", relaxamento e integração comunitária.

  • Estudo e reflexão sobre o Princípio de Amor-Exigente do mês e outros temas voltados à "vida com qualidade".

  • Revisão das metas atuais e da vivência individual na semana anterior: Confronto c/respeito e amor.

  • Escolha da nova Meta Semanal, espontânea e individual: Clara, Objetiva e Realizável.

2) Palestras de sensibilização

Para adultos, em empresas, escolas, associações e igrejas, sob consulta.

 

3) Formação de novos Grupos de Apoio de Amor-Exigente

Treinamento de voluntários.

 

 

São mais de 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina, e 14 no Uruguai, além de cerca de 259 Subgrupos de frutos de Amor-Exigente.  

 

Navegue no menu abaixo:

​​Contato:

(41) 3272.5180

(41) 99183.8803

Endereço: 

Rua José Tomasi, 352 - Santa Felicidade

Curitiba / PR - CEP: 82.015.630

Copyright © 2017 by ARAEC

Curitiba / PR