Com o que trabalhamos

Grupos Permanentes

Grupos de Pais

 

Para pais que buscam maior Qualidade de Vida

 

Pais em busca de apoio porque já têm problemas com os filhos, eis o grande desafio do Amor-Exigente. Chegam machucados, sofridos, cheios de medo e de pudor… acabaram de ver confirmadas as suspeitas: seu filho está usando drogas! Ou, então, já tentaram tudo, e o Amor-Exigente é o último recurso.

 

Grupos ou Subgrupos de Frutos do AE

 

Para os dependentes químicos em busca de recuperação

 

O Amor-Exigente tem também grupos para jovens:

 

• Jovens sozinhos, procurando ajuda e orientação.

• Jovens trazidos pelos pais.

• Jovens procurando ajudar outros jovens.

 

Esse trabalho tem uma abordagem diferente, apoiada, porém, nos mesmos valores éticos e espirituais dos grupos de adultos. Os 12 Princípios do AE, com a partilha e as metas semanais, irão reestruturar a vida do jovem.

 

Subgrupos de Cônjuges

 

Para os parceiros dos dependentes

 

O olhar de Amor-Exigente é humano e individualizado. Por isso, a necessidade da criação de subgrupos que tratem de questões segmentadas, como as dos Cônjuges de dependentes químicos e / ou de pessoas voltadas para outras compulsões. Os companheiros, sejam esposas, namorados, noivos, parceiros vivenciam a relação com o dependente de uma forma diferenciada. Dentro desta abordagem, o AE também conta com um grupo exclusivamente para mulheres que tiveram ou têm relacionamentos afetivos com dependentes. O objetivo é proporcionar um ambiente propício para que elas busquem voltar o olhar e o cuidado para si mesmas e estarem atentas à criação dos filhos que são frutos destas relações e que, por sua vez, precisam de atenção especial.

 

Sempre é tempo

 

Preocupados com a criação e a educação de seus netos, avós têm no Amor-Exigente um subgrupo de apoio, o Sempre é Tempo. O nome é proposital porque cada dia é uma oportunidade de se estar cada vez melhor. Esses adultos maiores, alguns com mais de oitenta nos, encontram no Amor-Exigente a motivação para trabalhar valor de si mesmo, a qualidade devida e, em alguns casos a sua reintegração à sociedade de forma ativa. Sempre é tempo de aprender, de encarar novos desafios e de (re) descobrir novas formas de viver.

 

Prevenção do Amor-Exigente

 

Melhor prevenir do que remediar, diz a sabedoria popular. Para o Amor-Exigente (AE) prevenção é: 

  • Educar ou reeducar, criando condições para que a pessoa tenha uma vida plena sem precisar usar drogas;

  • Prever, intuir situações de risco para chegar antes que coisas ruins aconteçam. E isso não significa só informar, mas promover e possibilitar uma vida saudável.

Prevenir o quanto antes é melhor. E deve-se começar em casa, entre pais e filhos. Depois estender à escola e à comunidade.O Amor-Exigente adotou a prevenção após anos de observação do sofrimento de famílias em razão do uso das drogas. Para evitar que as coisas ruins aconteçam, o AE chega antes com a prevenção universal.1º Construindo Prevenção, curso de quinze semanas.Programa destinado a pais, familiares, professores e demais interessados, sem problemas de droga instalados.

 

 

 

Amor Exigentinho

 

A nova geração do Amor-Exigente

 

Como extensão do Grupo Amor-Exigente, no qual familiares e dependentes participam de reuniões semanais, criou-se o grupo Amor-Exigentinho, cujos participantes são crianças e adolescentes. Elas são estimuladas, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas a conhecerem os doze Princípios Básicos e os doze Princípios Éticos do Amor-Exigente. Por meio de histórias, música, dança, teatro, brincadeiras e jogos cada um dos princípios é trabalhado, sempre visando ao esclarecimento e à orientação sobre o álcool, o crack e as outras drogas. Essa é uma ação preventiva que promove valores morais e éticos, na qualidade de vida, na alegria e no amor. O programa não se limita a diversão. Nas oficinas desse subgrupo, as crianças brincam, cantam, dão-se as mãos, giram fazendo elogios uns aos outros, mas também têm atividades a serem vividas na família.

 

 

 

PQVAE Escola

 

Qualidade de vida a serviço da prevenção na escola

 

O Programa de Qualidade de Vida com Amor-Exigente – PQVAE é um programa de prevenção ao uso de drogas destinado às escolas, com o objetivo de conscientizar os corpos docente e discente sobre a responsabilidade em avançar com a prevenção para além dos limites da sala de aula e chegar à comunidade em que vivem.

Objetivos do PQVAE

Para o Amor-Exigente está muito claro que são os pais e a família que educam os filhos e que lhes dão as bases do desenvolvimento de seu caráter. A escola é uma grande colaboradora nessa tarefa. A escola tem o papel de orientar e reforçar essa educação familiar, ao ensinar os modelos de convivência social, na prática progressiva do respeito, verdade, justiça e paz.

 

Normas básicas para adoção do PQVAE na escola

 

Para tanto é importante observar:

  • que a FEAE seja informada sobre as iniciativas que estão sendo adotadas para introduzir PQVAE na escola, para que possa apoiar e acompanhar o passo-a-passo.

Capacitação

Antes de qualquer trabalho efetivo com alunos, os professores deverão receber capacitação em Amor-Exigente, sob a responsabilidade de voluntários do Programa, de acordo com o cronograma:Carga horária mínima de trinta horas:Quinze encontros com duas horas semanais.

 

 

 

 

Navegue no menu abaixo:

​​Contato:

(41) 3272.5180

(41) 99183.8803

Endereço: 

Rua José Tomasi, 352 - Santa Felicidade

Curitiba / PR - CEP: 82.015.630

Copyright © 2017 by ARAEC

Curitiba / PR